Saiba que você pode perder a sua marca e ainda ser processado

Saiba que você pode perder a sua marca e ainda ser processado

REGRAS COMERCIAIS são comuns para toda empresa, tanto na hora da abertura, quanto na hora em que ela realmente começa a funcionar. Porém, nem todos os empresários têm o conhecimento de todas as regras e detalhes na hora de criar uma EMPRESA, e esse desconhecimento pode ser muito grave se principalmente alguém agir com má fé e querer se aproveitar de alguma regra não cumprida e tentar tirar proveito para si próprio dessa empresa sem marca registrada.

É muito comum o empresário abrir a empresa e pesquisar sobre a disponibilidade do nome que deseja dar à sua empresa, somente junto com o seu contador, porém, há algumas regras para isso, para que sua marca registrada fique segura, como por exemplo:

Cada estado tem a sua junta comercial e pode ser que num determinado estado o nome que se deseja usar para a empresa esteja livre, entretanto, em outro estado não.

Portanto, por falta de conhecimento, o empresário pode ter uma surpresa desagradável no futuro, pois achou que estava tudo certo, mas na verdade o nome de sua empresa não estava 100% registrada.

O registro do nome da empresa na junta comercial NÃO GARANTE O REGISTRO DESSA MARCA! O nome de uma empresa é de suma importância na abertura de um negócio, pois é nesse nome que o empresário vai investir toda sua comunicação para alcançar o público desejado.

A marca é a maior identidade do seu negócio, responsável pela associação que o consumidor faz entre as características do seu produto ou serviço ao nome em si. A boa escolha do nome da marca deve levar em consideração alguns pontos importantes, como criatividade, diferencial, sonoridade, exclusividade, oportunidades de design diferenciado, tradução, cuidado com marcas de nomes parecidos já existentes, lembrança de marca e a relação com o produto/serviço oferecido.

Com a utilização da Internet, onde cada vez mais as empresas procuram divulgar o seu negócio, esse nome acaba ultrapassando os limites do seu estado e com isso pode acontecer de uma hora para outra o empresário acabar sendo notificado pelo usa de uma marca que já possui o registro no INPI, que é o único órgão que garante o registro de marca nacionalmente.

Por isso a importância de ter, logo de início, uma marca registrada que valide no país todo, e o(a) dono(a) desse nome ficar despreocupado(a) com cobranças futuras.

E no caso do empresário identificar o uso indevido da sua marca por outras pessoas ou empresas, em produtos ou serviços do mesmo segmento, ele poderá ACIONAR A JUSTIÇA. Aliás, uma das formas eficazes de monitorar o mercado, é através da fiscalização da sua marca junto ao INPI.

Ainda que sua empresa possua pouca abrangência local física, é preciso ressaltar o quanto os negócios têm migrado para o ambiente online. Para obtenção do sucesso no uso de suas estratégias de marketing neste ambiente sem fronteiras, é fundamental que sua marca esteja bem estabelecida e DEVIDAMENTE REGISTRADA, para até mesmo seu nome ser reforçado nas divulgações on line.

Agora, a solicitação de uma marca registrada é um processo demorado, complexo e cheio de regras. É necessário que se tenha plena consciência do que se quer e acompanhar as atualizações feitas no processo, para garantir que você NÃO PERCA NENHUM PRAZO.

Se estiver realizando a requisição do seu primeiro registro, sugerimos que procure ajuda profissional qualificada, pois esse cuidado pode evitar desgastes, tanto financeiros quanto emocionais e ainda possibilitará que o empresário use seu tempo para se dedicar à outras tarefas.

 

Emidia Brasil

Agência de Propaganda e Marketing com sede na cidade de Taubaté – SP

Entre em contato conosco:
Rua Visconde do Rio Branco 393 – sala 03 – Taubaté/SP:

Se preferir agende uma avaliação gratuita agora conosco.
Basta clicar no botão abaixo e preencher formulário.

PESQUISE SUA MARCA

Fechar menu