Cuidado, você pode estar perdendo dinheiro

Cuidado, você pode estar perdendo dinheiro
Anguished sad depressed lonely business man

A marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa. Quando bem cuidada, pode gerar lucros constantes por meio de exploração direta ou indireta, pois é o principal elo entre o negócio e o cliente.

Marca é todo sinal distintivo (palavra, figura e símbolo) visualmente perceptível aos consumidores, que identifica e distingue produtos e serviços em relação aos seus concorrentes.

Com o tempo, a marca passa a ser entendida como o referencial da qualidade daquele produto ou serviço.

Importância da proteção da marca

Registrar uma marca é a única forma de protegê-la legalmente contra possíveis copiadores, concorrência, sem falar que com o registro da sua marca você pode ganhar espaço no mercado. Para isso, a empresa deve procurar o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e fazer o pedido, que será examinado de acordo com a Lei de Propriedade Industrial e demais resoluções administrativas do órgão.

A marca registrada garante ao proprietário o direito de uso exclusivo em todo o território nacional, que pode ser estendido para mais 137 países, pois o Brasil é membro da Convenção da União de Paris de 1883 (CUP) em seu ramo de atividade econômica.

Caso o produto ou o serviço inovador seja um sucesso, o empreendedor terá assegurado legalmente o direito de explorar e usufruir os benefícios gerados por sua invenção.

Custos para registrar uma marca

Apesar dos custos envolvidos para registrar uma marca e ter toda a segurança, o empreendedor deve entender que o registro é um investimento na segurança do lucro da sua empresa, e não uma despesa, pois essa ação vai se refletir no futuro fluxo de caixa da empresa.

Para quem ainda não registrou a marca, há a preocupação de, na hora do registro, o processo ser algo muito custoso para a empresa e seus diretores acabarem desistindo. Porém, essa afirmação de que custa caro não é verdadeira.

Sem contar que, se você optar por contratar uma empresa especializada para isso, a preocupação será menor ainda.

Imagine se fosse com você

Agora, imagine você como empresário: investiu fortemente em sua empresa, para que sua marca se tornasse extremamente conhecida, se preocupou em oferecer produtos de qualidade e conseguiu fazer da sua empresa uma grande potência!

Não há o que se preocupar com o registro da sua marca, pois ela está disponível, então não haverá nenhum problema, certo? Errado!

A qualquer momento, você pode receber uma notificação extrajudicial, informando que seu negócio não poderá mais fazer uso desta marca, pois de acordo com o registro feito pela empresa “x”, ela possui todos os direitos de propriedade da marca e você, que nunca se preocupou em pesquisar antes, na verdade nunca teve a exclusividade daquele nome. Tudo isso por um simples fato: a empresa concorrente efetuou o registro antes de você, mesmo sem ter divulgado este nome.

A marca é importante?

Por fim, não se pode negar que as pessoas escolhem seus produtos ou prestadores de serviços por vários fatores e um deles inegavelmente é a marca.

Ela é levada tão a sério, que consiste em uma ferramenta poderosa para ser usada de forma estratégica na captação de mais clientes, e consequentemente, traz mais lucro para a empresa.

Sabemos que há pessoas que dispensam saber até mesmo o valor do produto, se estão diante de uma marca na qual não confiam. Então não é de se admirar a importância que o registro da marca tem, principalmente para que amanhã ou depois, quanto a maior porcentagem do lucro de sua empresa estiver concentrada na sua marca, você não tenha que pagar para outra empresa o direito de continuar usando algo que você acreditava que era seu.

Se você ainda não pediu o registro no INPI, terá dificuldades, mas se usa a marca há bastante tempo, é possível lutar pelo seu direito também.

Agora que você já sabe da importância de ter o registro da sua marca, clique no botão abaixo para agendar uma avaliação gratuita da sua marca:

Emidia Brasil

Agência de Propaganda e Marketing com sede na cidade de Taubaté – SP
Rua Visconde do Rio Branco 393 – sala 03 – Taubaté/SP:

PESQUISE SUA MARCA

Fechar menu